Como dar uma guinada na sua carreira de Propagandista?
Em sua carreira de propagandista, provavelmente, você já pensou em opções para poder desenvolver seu trabalho e atingir objetivos, não é mesmo? Ao mesmo tempo, é inevitável que existam obstáculos e dúvidas para tomar os passos certos nessa jornada.
Para motivar seus planos e ajudar em sua guinada na carreira de propagandista, nós preparamos algumas dicas. Afinal, o mercado é competitivo, e a comercialização de produtos farmacêuticos pode se destacar pelos mínimos detalhes. Como fazer com que seu próprio trabalho seja um diferencial nisso tudo? Acompanhe a seguir!
1. TENHA UMA VISÃO APROFUNDADA DO MERCADO E DE SUA CARREIRA
O discurso do perfil especialista contra o generalista se intensifica a cada novo ciclo. E, a bem da verdade, ambos são necessários para a carreira de propagandista. No entanto, independentemente do seu perfil, o progresso só é possibilitado de uma forma: quando você entende os processos de venda que lhe cercam.
Em cada prospecção, abordagem, contato e acompanhamento de visitas e vendas, sua carreira de propagandista segue uma estrutura. Talvez ela tenha sido fruto de um planejamento cuidadoso. Talvez ela tenha tido um início orgânico, embasado em seu feeling como propagandista. De qualquer forma, é preciso olhar os elementos que a cercam, compreendê-los e ir além do básico para diferenciar-se e mudar o rumo de sua carreira.
2. VALORIZE SUA CARREIRA DE PROPAGANDISTA: É UMA MARATONA, NÃO UM SPRINT
O começo de um novo semestre é o momento em que grandes promessas são postas à prova. Geralmente, boa parte falha. O motivo disso ocorrer, você já conhece: expectativas fora da realidade. Isso, naturalmente, não se aplica somente a metas pessoais. Sua carreira de propagandista pode ser vítima de expectativas inalcançáveis.
Você pode estar trabalhando arduamente para conquistar uma promoção horizontal (aquela que passa de júnior para pleno, por exemplo) ou até mesmo vertical (de propagandista a gerente distrital, por exemplo), porém precisa avaliar se esta meta que estipulou a si mesmo é realista. Mesmo empreendendo todo esforço para que isto aconteça, é necessário balizar este objetivo ao da sua empresa, e a chave para isso é estabelecer um canal de comunicação franco com seu gestor.
O que ele espera de você? Como ele tem visto sua trilha na empresa? Ele certamente conhece a cultura da empresa (e tem sua própria experiência a seu favor) para lhe dar o caminho mais inteligente para conquistar sua promoção. Cuidado para não buscar ouvir apenas o que quer ouvir. Se ele perceber este comportamento, a tendência é não se sentir confortável em ser completamente verdadeiro com você.
Pense assim: é muito melhor saber a verdade, ainda que não seja completamente favorável a você, do que não saber. Tudo aquilo que não sabemos com clareza gera especulações, e este é um terreno fértil para a imaginação, uma ferramenta inquestionavelmente importante para nossa mente, mas que, com frequência, não tem muita afinidade com a verdade.
Esta é uma geração extremamente imediatista. A realidade do mercado, no entanto, não segue esta lógica. Sucesso demanda tempo. Lembre-se disso: estabeleça um ritmo de maratona, não de sprint, para seu crescimento profissional. Persista em seus objetivos e tenha convicção de que os prazos que estabeleceu para seu crescimento estão em congruência com os prazos do seu laboratório.
3. CONTRIBUA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE MAIS MOTIVADOR
Relações de trabalho podem ser frágeis em qualquer setor. Já é um consenso que o grande desafio vivenciado em equipes está relacionado aos aspectos comportamentais em detrimento dos técnicos.
Desta forma, é muito comum se ouvir afirmações como: “Meu gerente não me escuta.”; “Minha equipe não se ajuda.”; “A cota está muito alta.”; “Meu setor é muito complicado.”
O que há de comum nessas afirmações é a ausência de responsabilidade sobre aquilo que a pessoa acredita que acontece com ela. A chave para virar a mesa nestes casos é se perguntar: qual é a minha responsabilidade sobre esta situação que, neste momento, não é favorável a mim? O que eu posso mudar na minha forma de agir para que meu gerente seja mais solícito, meus colegas mais parceiros, e eu consiga atingir os objetivos da minha empresa com mais frequência?
Se examinarmos com mais clareza estas questões, compreenderemos que, na maioria das vezes, este exercício se torna algo pesaroso de ser realizado pela crença de que estar certo é uma vantagem, o que implica a necessidade de que o outro lado esteja errado. Adivinhe! Outro lado está pensando a mesma coisa! Como seria possível chegar a um consenso se cada indivíduo é o “herói” da sua própria história?!
Para além do certo e errado, existe um campo muito pouco explorado de oportunidades ilimitadas. Pense nisso!
4. PROFISSIONALIZE SEUS TALENTOS
O mercado farmacêutico em que você atua é repleto de mudanças e novidades. Assim como metas aparentemente distantes da realidade, a acomodação é uma grande vilã da sua carreira de propagandista. Qual foi a última vez que investiu em qualificação profissional por iniciativa própria, não da sua empresa?
Se quer crescer em sua carreira, precisa abandonar a crença de que é sua empresa a principal responsável por ela. Não é. É você.