Nosso Logotipo

A origem dos sindicatos é incerta. Existem, entretanto, indícios históricos de que, no antigo Egito, na Índia e China, há milhares de anos, surgiram instituições que poderiam ser confundidas com grupos sindicais, diante de seus interesses. Há, também, indícios de que a sua origem seria os colégios romanos, que foram mantidos até o ano 56 d.C.

Não se pretende afirmar que tais movimentos possam ser considerados como sindicais, mas tão somente, organizações precedentes, o que demonstra que a necessidade de união dos trabalhadores, sempre existiu, mesmo na época em que estes não havia trabalho livre.

Verdadeira colaboração para o surgimento dos sindicatos deu o empresário britânico Robert Owen, na segunda década do século XIX, incentivando “a agremiação dos operários em sindicatos (trade unions)”, o que transformou o movimento sindical no mais poderoso instrumento de conquista dos direitos sociais-trabalhistas.

Aos poucos, a luta de classes foi sendo substituída pelo entendimento entre trabalhadores e empresários, tendo o êxito de tais negociações fortalecido as entidades sindicais.

A ideia inicial é de simbolizar a profissão do PROPAGANDISTA, a partir de seu utensilio de trabalho: a maleta.

O símbolo da força sindical através do tempo: A Engrenagem.O símbolo dos produtos farmacêuticos. Reforçando o trabalho do início ao produto final.